Domicílios

Domicílios
Domicílios particulares e Valor do rendimento médio mensal domiciliar por situação do domicílio, segundo as classes de rendimento mensal domiciliar, Pernambuco

Domicílio particular é o domicílio destinado à habitação de uma pessoa ou de um grupo de pessoas. Rendimento mensal domiciliar é a soma dos rendimentos mensais dos moradores do domicílio.

TabelaFonte: IBGE/PNAD.
Domicílios particulares ocupados, por localização da área

Domicílios particulares é a moradia onde o relacionamento entre seus ocupantes é ditado por laços de parentesco, de dependência doméstica ou por normas de convivência. Os domicílios de situação urbana são aqueles localizados nas áreas urbanas, que são as áreas internas ao perímetro urbano de uma cidade ou vila, definido por Lei Municipal. As áreas urbanas são classificadas em área urbanizada, área não urbanizada e área urbana isolada. Área rural é a localidade situada em área legalmente definida como rural, onde existam unidades domiciliares que conformem um conjunto de edificações adjacentes (50 m ou menos de distância entre si) com características de permanência. Aglomerado rural do tipo extensão urbana é a área situada fora do perímetro urbano legal, desenvolvida a partir da expansão de áreas urbanas de cidades ou vilas. Pode ser loteamento, conjunto habitacional, ou outro núcleo de característica urbana. Povoado é caracterizado pela existência de um número mínimo de serviços ou equipamentos para atender aos moradores do próprio aglomerado ou de áreas rurais próximas.

TabelaFonte: IBGE/Sinopse dos Censos.
Domicílios particulares permanentes e moradores, por classes de rendimento nominal mensal da pessoa responsável pelo domicílio

Domicílio particular permanente é o domicílio que foi construído para servir exclusivamente à habitação e, na data de referência, tinha a finalidade de servir de moradia a uma ou mais pessoas. Considerou-se como rendimento nominal mensal da pessoa de 10 anos ou mais de idade, responsável pelo domicílio particular permanente, a soma do rendimento nominal mensal de trabalho com o proveniente de outras fontes.

TabelaTabelaFonte: IBGE/Censo Demográfico 2000.
Domicílios particulares permanentes, população recenseada nos domicílios particulares permanentes e média de moradores, segundo a situação do domicílio

Domicílio particular permanente é o domicílio que foi construído para servir exclusivamente à habitação e, na data de referência, tinha a finalidade de servir de moradia a uma ou mais pessoas. A Contagem da População 2007 foi realizada nos municípios com até 170.000 habitantes.

TabelaTabelaFonte: IBGE/Contagem da População.
Domicílios particulares permanentes, por alguns seviços e bens duráveis

Informações sobre os serviços de coleta de lixo, iluminação elétrica e linha telefônica instalada nos domicílios e a existência dos bens duráveis - forno de microondas, geladeira ou freezer, máquina de lavar roupa, aparelho de ar condicionado, rádio, televisão, videocassete, microcomputadore automóvel para uso particular.

TabelaFonte: IBGE/Censo Demográfico 2000.
Domicílios particulares permanentes, por classes de rendimento nominal mensal da pessoa responsável pelo domicílio

Domicílio particular permanente é o domicílio que foi construído para servir exclusivamente à habitação e, na data de referência, tinha a finalidade de servir de moradia a uma ou mais pessoas. Considerou-se como rendimento nominal mensal da pessoa de 10 anos ou mais de idade, responsável pelo domicílio particular permanente, a soma do rendimento nominal mensal de trabalho com o proveniente de outras fontes.

TabelaFonte: IBGE/Censo Demográfico 2000.
Domicílios particulares permanentes, por situação do domicílio

Domicílios particulares ocupados são os domicílios particulares, permanentes ou improvisados, que, na data de referência, estava ocupado por moradores.

TabelaFonte: IBGE/Censos Demográficos.
Domicílios particulares recenseados ocupados, por sexo da pessoa responsável pelo domicílio, segundo a situação do domicílio

Domicílios particulares ocupados são os domicílios particulares, permanentes ou improvisados, que, na data de referência, estava ocupado por moradores. A Contagem da População 2007 foi realizada nos municípios com até 170.000 habitantes.

TabelaTabelaFonte: IBGE/Contagem da População.
Indicadores de Domicílio
Média de moradores em domicílios particulares ocupados, por localização da área

Média de moradores é a relação entre o número de moradores e o de domicílios. Área urbanizada é area legalmente definida como urbana, que se caracteriza por construções, arruamentos e intensa ocupação humana. Área não urbanizada é area legalmente definida como urbana, que se caracteriza por ocupação de caráter predominantemente rural. Aglomerado rural é a localidade situada em área legalmente defi nida como rural, onde existam unidades domiciliares que conformem um conjunto de edificações adjacentes (50 m ou menos de distância entre si) com características de permanência. Aglomerado rural do tipo extensão urbana é a área situada fora do perímetro urbano legal, desenvolvida a partir da expansão de áreas urbanas de cidades ou vilas. Pode ser loteamento, conjunto habitacional, ou outro núcleo de característica urbana. Povoado é caracterizado pela existência de um número mínimo de serviços ou equipamentos para atender aos moradores do próprio aglomerado ou de áreas rurais próximas.

TabelaFonte: IBGE/Sinopse 2010.
  • CONDEPE/FIDEM Matriz

    Rua das Ninfas, 65 – Boa Vista
    Recife / PE - Brasil 50.070-050
    Fax: (0**81) 3182.4400
  • CONDEPE/FIDEM Anexo

    Rua Barão de São Borja, 526 – Boa Vista
    Recife / PE - Brasil 50.070-310
    Fone: (0**81) 3182.4515
  • Condepe