Despesas de capital, segundo as categorias

São as despesas que contribuem, diretamente, para a formação de ou aquisição de um bem capital.

Tabela

Fonte: STN.

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb

O Ideb, criado pelo Inep em 2007, combina num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Por meio de seus resultados é possível traçar metas de qualidade educacional para o sistema educacional.

Tabela

Fonte: INEP.

Receitas de capital, por categorias

Categoria econômica que compreende operações de crédito, alienação de bens, amortização de empréstimos, transferências de capital e outras receitas.

Tabela

Fonte: STN.

História municipal

Lista

Fonte: IBGE e Agência CONDEPE/FIDEM.

Indicadores demográficos

Densidade demográfica é o indicador que mostra como a população se distribui pelo território, sendo determinada pela razão entre a população e a área de uma determinada região. Taxa de urbanização é o indicador que mostra o grau de urbanização de uma determinada área ou região, e é medido pela relação entre a população urbana e a total. Taxa média geométrica de incremento mostra o ritmo estimado de crescimento anual da população em um determinado intervalo de tempo.

Tabela

Fonte: IBGE e Agência CONDEPE/FIDEM.

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal

O IDHM é composto pelos componentes da Longevidade (Expectativa de vida ao nascer), Educação (Escolaridade da população adulta e Fluxo escolar da população jovem) e Renda (Renda per capita). Esse conjunto de indicadores compõem os índices: IDHM-L (Longevidade), IDHM-E (Educação) e IDHM-R (Renda). O IDHM é um número que varia entre o (zero) e 1 (um). Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano do município.

Tabela

Fonte: Pnud/Ipea/FJP.

Produção agrícola das lavouras permanentes e temporárias

Produção agrícola é a quantidade de cada produto agrícola obtida na área colhida, no ano de referência da pesquisa. Área colhida é a parcela da área plantada de cada produto agrícola efetivamente colhida, na data de referência da pesquisa. Rendimento médio obtido é a quantidade efetivamente obtida de cada produto agrícola, por unidade de área. Valor da produção é a produção obtida multiplicada pelo preço médio ponderado.

TabelaTabelaGráfico de Pizza

Fonte: IBGE/PAM.

Despesas correntes, por categorias

São as despesas relativas à operação e ao funcionamento da administração pública, e subdividem-se em pessoal e encargos sociais, juros e encargos da dívida e outras despesas correntes.

Tabela

Fonte: STN.

Estimativa da população residente

A estimativa da população municipal é realizada anualmente pelo IBGE, baseada no Método de Tendências, para atender a requisitos de dados do Tribunal de Contas da União. Refere-se a população total estimada, residentes em 01/07.

Tabela

Fonte: IBGE.

Receitas correntes, por categorias

Categoria econômica que compreende as Receitas tributárias, de Contribuições, Patrimonial, Agropecuária, Industrial, de Serviços, as Transferências correntes e Outras receitas correntes.

Tabela

Fonte: STN.

  • CONDEPE/FIDEM Matriz

    Rua das Ninfas, 65 – Boa Vista
    Recife / PE - Brasil 50.070-050
    Fax: (0**81) 3182.4400
  • CONDEPE/FIDEM Anexo

    Rua Barão de São Borja, 526 – Boa Vista
    Recife / PE - Brasil 50.070-310
    Fone: (0**81) 3182.4515
  • Condepe