Domicílios particulares e Valor do rendimento médio mensal domiciliar por situação do domicílio, segundo as classes de rendimento mensal domiciliar, Pernambuco

Domicílio particular é o domicílio destinado à habitação de uma pessoa ou de um grupo de pessoas. Rendimento mensal domiciliar é a soma dos rendimentos mensais dos moradores do domicílio.

Tabela

Fonte: IBGE/PNAD.

Empregados de 10 anos ou mais de idade no trabalho principal da semana de referência por categoria de emprego, sexo e grupamentos de atividade do trabalho principal, Pernambuco

Empregado é a pessoa que trabalha para um empregador (pessoa física ou jurídica), geralmente obrigando-se ao cumprimento de uma jornada de trabalho e recebendo em contrapartida uma remuneração em dinheiro, mercadorias, produtos ou somente em benefícios (moradia, comida, roupas etc.), inclusive a que presta serviço militar obrigatório, sacerdote, ministro de igreja, pastor, rabino, frade, freira e outros clérigos.

Tabela

Fonte: IBGE/PNAD.

Produção agrícola das lavouras permanentes e temporárias

Produção agrícola é a quantidade de cada produto agrícola obtida na área colhida, no ano de referência da pesquisa. Área colhida é a parcela da área plantada de cada produto agrícola efetivamente colhida, na data de referência da pesquisa. Rendimento médio obtido é a quantidade efetivamente obtida de cada produto agrícola, por unidade de área. Valor da produção é a produção obtida multiplicada pelo preço médio ponderado.

TabelaTabelaGráfico de Pizza

Fonte: IBGE/PAM.

História municipal

Lista

Fonte: IBGE e Agência CONDEPE/FIDEM.

Indicadores demográficos

Densidade demográfica é o indicador que mostra como a população se distribui pelo território, sendo determinada pela razão entre a população e a área de uma determinada região. Taxa de urbanização é o indicador que mostra o grau de urbanização de uma determinada área ou região, e é medido pela relação entre a população urbana e a total. Taxa média geométrica de incremento mostra o ritmo estimado de crescimento anual da população em um determinado intervalo de tempo.

Tabela

Fonte: IBGE e Agência CONDEPE/FIDEM.

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal

O IDHM é composto pelos componentes da Longevidade (Expectativa de vida ao nascer), Educação (Escolaridade da população adulta e Fluxo escolar da população jovem) e Renda (Renda per capita). Esse conjunto de indicadores compõem os índices: IDHM-L (Longevidade), IDHM-E (Educação) e IDHM-R (Renda). O IDHM é um número que varia entre o (zero) e 1 (um). Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano do município.

Tabela

Fonte: Pnud/Ipea/FJP.

Razão de dependência

Razão de dependência é medida pela razão entre o número de pessoas com 14 anos ou menos e de 65 anos ou mais de idade (população dependente) e o número de pessoas com idade de 15 a 64 anos (população potencialmente ativa) multiplicado por 100.

Tabela

Fonte: Pnud/Ipea/FJP.

Estimativa da população residente

A estimativa da população municipal é realizada anualmente pelo IBGE, baseada no Método de Tendências, para atender a requisitos de dados do Tribunal de Contas da União. Refere-se a população total estimada, residentes em 01/07.

Tabela

Fonte: IBGE.

  • CONDEPE/FIDEM Matriz

    Rua das Ninfas, 65 – Boa Vista
    Recife / PE - Brasil 50.070-050
    Fax: (0**81) 3182.4400
  • CONDEPE/FIDEM Anexo

    Rua Barão de São Borja, 526 – Boa Vista
    Recife / PE - Brasil 50.070-310
    Fone: (0**81) 3182.4515
  • Condepe