Estimativa da população residente

A estimativa da população municipal é realizada anualmente pelo IBGE, baseada no Método de Tendências, para atender a requisitos de dados do Tribunal de Contas da União.

Tabela

Fonte: IBGE.

História municipal

Esse produto reúne informações cuidadosamente selecionadas para evidenciar, em uma leitura das principais características de cada um dos 184 municípios e do Distrito Estadual de Fernando de Noronha. Percebendo a importância e necessidade da divulgação desse material, para fornecer informações fidedignas acerca das histórias municipais do nosso Estado, é que tornou-se indispensável esta divulgação, que servirá de fonte de pesquisa inestimável para o resgate da história municipal de Pernambuco.

Lista

Fonte: IBGE e Agência CONDEPE/FIDEM.

Indicadores demográficos

Densidade demográfica é o indicador que mostra como a população se distribui pelo território, sendo determinada pela razão entre a população e a área de uma determinada região. Taxa de urbanização é o indicador que mostra o grau de urbanização de uma determinada área ou região, e é medido pela relação entre a população urbana e a total. Taxa média geométrica de incremento mostra o ritmo estimado de crescimento anual da população em um determinado intervalo de tempo.

Tabela

Fonte: IBGE e Agência CONDEPE/FIDEM.

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal

O IDHM é composto pelos componentes da Longevidade (Expectativa de vida ao nascer), Educação (Escolaridade da população adulta e Fluxo escolar da população jovem) e Renda (Renda per capita). Esse conjunto de indicadores compõem os índices: IDHM-L (Longevidade), IDHM-E (Educação) e IDHM-R (Renda). O IDHM é um número que varia entre o (zero) e 1 (um). Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano do município.

Tabela

Fonte: Pnud/Ipea/FJP.

Despesas municipais, por função

Despesas nos municípios nas seguintes atividades: saúde, educação, urbanismo, saneamento, agricultura, indústria, comércio e serviços e outras atividades.

Tabela

Fonte: STN.

Despesas orçamentárias municipais, por categorias

Despesas efetivamente realizada durante o exercício fiscal. Engloba as despesas correntes e a despesas de capital.

Tabela

Fonte: STN.

Receitas correntes, por categorias

Categoria econômica que compreende as Receitas tributárias, de Contribuições, Patrimonial, Agropecuária, Industrial, de Serviços, as Transferências correntes e Outras receitas correntes.

Tabela

Fonte: STN.

Receitas orçamentárias, por categorias

Constitui o recurso necessário para as aplicações programadas pelo governo, advindo de receitas correntes e de receitas de capital.

Tabela

Fonte: STN.

  • CONDEPE/FIDEM Matriz

    Rua das Ninfas, 65 – Boa Vista
    Recife / PE - Brasil 50.070-050
    Fax: (0**81) 3182.4400
  • CONDEPE/FIDEM Anexo

    Rua Barão de São Borja, 526 – Boa Vista
    Recife / PE - Brasil 50.070-310
    Fone: (0**81) 3182.4515
  • Condepe